A Carregar...
Siga-nos

Maria Isabel Henriques Marques Matias

Maria Isabel Henriques Marques Matias
1905-1969

Maria Isabel Henriques Marques Matias

Fundadora do Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado

Maria Isabel nasceu em Santa Maria de Belém, Lisboa, em 6 de agosto de 1905.
Cedo ficou órfã de mãe e de pai, pelo que o seu crescimento foi junto da sua tia e madrinha, Maria Pedrosa Matias.
Nessa educação fez experiência das obras de misericórdia e foi descobrindo o chamamento para a consagração total da sua vida a Deus, caminhada cheia de momentos de incerteza. Primeiro, viveu-a na Obra da madre Andaluz, em Lisboa; depois, na obra social do Mons. Freitas Barros; depois, viveu a vocação já duma forma mais autónoma, em Viseu; finalmente, em Coimbra e foi em Coimbra e a partir de Coimbra que o seu labor apostólico se desenvolveu, numa obra social e apostólica. Foi aí que o Instituto por ela fundado foi aprovado com o especial apoio de Dom Ernesto Sena de Oliveira, então Bispo de Coimbra.
O empenho apostólico de Maria Isabel era sustentado por uma piedade adulta, que tinha na Eucaristia o centro de toda a atividade. O seu objetivo era ajudar muitos a crescer humana, espiritual e apostolicamente. Tinha como lema: ;Quero atuar no mundo mergulhada em Deus, Trindade que adoro.
Tendo adoecido gravemente, faleceu em 04/08/1969. Antes de partir, à maneira de Jesus, deixou o seu testamento, como mãe solícita por todos os seus filhos, exortando as Servas: ;Amai-vos no Senhor e, no amor d’Ele, amai todos; Sede apóstolas, sede verdadeiras missionárias; somos grandes quando nos damos a Deus; não tenhais receio de tudo dardes ao Senhor; oferecei-vos pelos sacerdotes; vivei por amor o nosso profundo ‘Ecce Ancillae Domini’.

Fundadora
Maria Isabel Matias, nasceu em Lisboa, em 1905 e faleceu em Coimbra em 1969.Na sua longa procura vê aprovado o Instituto em 1952.
Uma Adolescente
à procura da vontade de Deus
Uma Jovem alegre e determinada
Uma Mulher universal, atenta a todos, especialmente aos mais carenciados.
Uma Mística, Contemplativa, coloca Deus no centro da sua vida.
Define a sua vocação na frase:
;Quero atuar no mundo mergulhada em Deus, trindade que adoro.
Deixou a todas as que se sentem chamadas a seguir Jesus Cristo à sua maneira, um exemplo estimulante de zelo pelo Reino de Deus, trabalhando pelo crescimento integral da pessoa humana.