A Carregar...
Siga-nos

História

História
História

Um passado que nos desafia a um futuro entusiasmante

O Instituto Secular Servas do Apostolado (ISA) é constituído por mulheres vocacionadas para uma doação total a Deus.

A sua gestação aconteceu entre os anos 1943 – 1950, na diocese de Viseu, mas viria a nascer com a aprovação das primeiras Constituições pelo Sr Arcebispo de Coimbra em 1952. Nascimento que se deve ao ardor apostólico de Maria Isabel Henriques, uma mulher que acreditava na ‘transformação’ do mundo, pela fé em Jesus Cristo.

Zelosa por levar Deus aos outros e atenta aos sinais dos tempos, abriu diversas obras, das quais destacamos as escolas de diferentes níveis de ensino desde o pré-escolar e cursos profissionais na área da educação familiar rural e de Educadoras de Infância. Abriu também um centro de crianças para acolher filhos de operários.

Com o aprofundamento das características da secularidade consagrada o instituto foi fazendo um caminho de identificação maior com esta vocação e encetou um processo de encerramento das obras. Atualmente as servas estão inseridas no seu ambiente laboral e social.

O mundo de hoje continua a precisar de pessoas consagradas, na história concreta, à maneira de Jesus Cristo com uma coragem empreendedora e criativa, capaz de transformar as realidades quotidianas, levando a esperança cristã aos homens e mulheres de todas as condições e geografias.