Instituto

Pelo Espírito é que nos damos.
Haja ou não haja frutos,
Pelo Espírito é que aí estamos.Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e do que é do dia-a-dia.Basta a fé n’Aquele que nos chama a ser chamantes.
Parafraseando S. Gama
Partimos.
Vamos.
Somos protagonistas da história!
Entrega da vida
Em 1952 a Igreja de Coimbra viu surgir no seu seio o Instituto Servas do Apostolado, desejado por Maria Isabel e acolhido pelo bispo D. Ernesto Sena de Oliveira.
Somos mulheres consagradas,
chamadas a dar a vida a Deus
e aos irmãos no hoje da História.
Como? Como discípulas de Jesus Cristo, que veio ao mundo para servir e dar a vida pela salvação de todos, (Cf Mc 10,45). Comprometemo-nos a viver em castidade, pobreza e obediência ao jeito de Jesus Cristo.
Vivemos esta consagração a sós, na família ou em pequenos grupos de vida fraterna, à maneira do fermento. Procuramos ser um abraço de Deus à Humanidade, vivendo a paixão pela salvação do mundo, pois essa é a paixão de Deus.
Somos dinamizadas pelo carisma: “espírito de serviço apostólico e missionário”, com especial preferência pela formação de outros leigos.
Através da profissão
queremos
“ser uma missão”
nas realidades em que vivemos.
Na escuta orante da Palavra de Deus e na Eucaristia, fonte de luz, força e santidade, realizamos a nossa missão no mundo, vivendo a síntese entre fé e vida.
Movidas pelo Espírito Santo acreditamos que, em união a Jesus Cristo sacerdote, nos vamos transformando em oferta permanente e agradável a Deus.
Centradas em Cristo,
Verbo Encarnado que, na sua Cruz
e Ressurreição continua a ser
o sinal mais das nossas vidas.
Dinamizadas pelo lema da nossa fundadora: “quero atuar no mundo mergulhada em Deus Trindade que adoro”, procuramos testemunhar o espírito e critérios do Evangelho.
Vivemos em diáspora e unidas pelo mesmo ideal de entrega nas dioceses de Braga, Coimbra, Leiria, Santarém, Funchal …